Instituto de Artes - IdA / Departamento de Artes Visuais
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Licenciatura em Artes Visuais
Coordenadora do Curso: Profª. Drª. Ana Beatriz Paiva Barroso
7º Semestre / 13º Bimestre
Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Supervisão: Thérèse Hofmann Gatt
Tutora à Distância: Leticia Teixeira Levenhagen Clébicar
Tutora Presencial: Maria Eliana Nobre da Costa
Acadêmico: Elessandro da Costa Mendonça
Matrícula: 09/0052650 Turno: Diurno
Turma: ArV 2_4
Tarefa: versão final do projeto
1. Introdução:
Este Trabalho tem por finalidade, fazer a integração das disciplinas de arte e matemática, na disciplina de projeto interdisciplinar de ensino e aprendizagem 2 do curso de Artes Visuais em Tarauacá, proporcionado a interdisciplinaridade da arte com a matemática, de forma envolvente, com as obras de Tarsila e com utensílios indígenas. Obras essas que realiza traços geométricos em seus trabalhos artístico e cultural envolvendo a sociedade a desvendar a arte de forma oriunda em seu cotidiano através das disciplinas trabalhadas, de forma coletiva e concreta dos assuntos abordados.
2. Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo;
O tema real do projeto “Aprendendo Geometria na Arte”, é um tema proporcional ao que quero retribuir ao conteúdo interdisciplinar entre a arte e a matemática, já que será feito uma miscigenação dos conteúdos entre as duas disciplinas, trabalhando as formas geométricas dentro da arte através de obras de artistas como Tarsila do Amaral e de obras indígenas, que retrate pontos geométricos em seus trabalhos. Junto a um professor de matemática da instituição, que eu irei apresentar minhas teorias e práticas sobre o assunto retratado no projeto, sobre a arte e seus traços geométricos existentes.
3. Motivação:
Entretanto, a realidade é que em uma disciplina de ciências exata como a matemática, possa proporcionar em suas aulas uma interdisciplinaridade com a arte, no nosso cotidiano, onde muitos pensam que arte é uma disciplina megera só de pintura, esculturas, e matemática e só números, sem perceber em nosso caminho que por incrível que pareça, as mesmas fazem parte de todo nosso cotidiano, onde pra mim a arte só acaba se acabar o homem, e assim penso o mesmo na disciplina de matemática. Desta forma, me motivei em fazer uma interdisciplinaridade entre estas áreas de estudos, mostrando, a realidade das mesmas, seja na arte com as pinturas, esculturas de grandes artistas ou até mesmo em um artesanato indígena, podemos encontrar traços geométricos em diferentes obras. Todavia, o que vem acontecendo, ao longo de muitos anos, é uma eliminação da historicidade dos povos conquistados, de suas raízes e, em particular, de suas maneiras de fazer matemática, em resumo pra mim é um projeto de resgate e valorização da produção interdisciplinar artística, pretendo com isso, agregar a esses conhecimentos, valores da humanidade, de modo que as diferentes formas de se fazer interdisciplinaridade entre a arte e a matemática, podendo ser caminhos intensivos para o ensino aprendizagem da nossa sociedade.
4. Objetivo:
O que é essencialmente o seu projeto, a que ele vem o que você pretende com ele; Portanto, dentro desta perspectiva inovadora de ensino, tenho como principal fundamento explanar sobre o projeto Aprendendo Geometria na Arte, unir a arte com a matemática, abordando conceitos de geometria plana utilizando obras de artistas em uma análise real, podendo visualizar geometrias e propriedades geométricas em suas artes. Porém, neste projeto, a matemática tem o objetivo de: Identificar e nomear polígonos e seus elementos; Classificar e nomear triângulos quanto aos lados e ângulos; Identificar e nomear quadriláteros de acordo com as características que possuem; Reconhecer e caracterizar polígonos regulares, talvez seja um método que eu possa inserir a ajuda de um professor de matemática no dia das instalações das aulas. No entanto, em relação à arte destaco alguns pontos essenciais que desejo neste projeto em relação à disciplina de Artes: Estimular a criatividade e autonomia dos alunos para com a arte; Compreender as pinturas em relação à realidade da época; O porquê de seus traços etc.
5. Público alvo:
O público a quem esse projeto se destina, e a alunos do 6º ano do ensino fundamental, onde ainda estão se aperfeiçoando as formas geométricas na área da matemática, fazendo assim a aproximação de conteúdos interdisciplinar no ensino da arte e matemática, através da geometria e de obras de artistas como Tarsila do Amaral.
6. Metodologia:
Neste projeto, pretendo Trabalhar esse tema Aprendendo Geometria na Arte de forma sucinta, sempre de acordo com a disciplina escolhida que é o caso da Matemática de forma compartilhada, em equipe, desde os planejamentos das aulas a aplicação dos conteúdos interdisciplinares em sala de aula, para que assim eu possa desenvolver um bom trabalho no ato de ensinar e aprender junto aos meus alunos e o colega professor da disciplina escolhida. Havendo assim uma integração dos conteúdos entre o ensino da arte e o ensino da matemática, em harmonia com o ensinamento dos métodos interdisciplinar. Em relação às atividades, farei uma avaliação após a contemplação dos conteúdos explicativos, tanto por mim quanto pelo professor de matemática, em rever os pontos geométricos existentes em cada obra, destacando-os e nomeando-as, fazendo ainda uma releitura das obras analisadas para fazer amostragem no mural da escola. Será proporcionado aos alunos a fazerem essas releituras de obras com traços geométricos em uma cartolina cortada ao meio, para que possa ser mais bem vista pelos espectadores, sua obra interdisciplinar, concretizando uma bela produção de aprendizagem sobre o tema abordado, tornando assim o meu processo criativo com autovalor cultural neste trabalho interdisciplinar em equipe.
7. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados; Dentre, os materiais, fazer um breve embasamento, como instrumentos; o retroprojetor, como materiais cartolinas para a obra dos alunos e atividades sobre as formas geométricas e a técnica que os mesmos podem utilizar para a reprodução de suas obras, o lápis, régua, e lápis de cor para fazerem as pinturas destacando as figuras geométricas. 8. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo. Entretanto, em relação ao meu projeto, me conceituo nas obras de uma maravilhosa artista brasileira Tarsila do Amaral que tem obras impressionistas com traços bem proveitosos para esse tema, e também nos utensílios indígenas que trabalham bastante em suas obras várias formas geométricas, onde posso indagar bastante esse tema em minhas aulas interdisciplinar, trazendo a arte e a matemática para o cotidiano dos nossos estudantes, reconhecendo a arte de forma simples e proveitosa na sociedade, mostrando onde a arte pode chegar ou já estar faltando apenas um toque sutil em sua manifestação artística e cultural.
ELESSANDRO DA COSTA MENDONÇA
TARAUACÁ-ACRE
MAIO DE 2012
APRENDENDO GEOMETRIA POR MEIO DE OBRAS ARTÍSTICAS
Projeto Apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais, como requisito da disciplina de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, da UAB/UNB - Universidade de Brasília, Cedup Tarauacá- Acre. Tendo como Professora autora Ana Beatriz Barroso, e como orientador: Profª. Maria Eliana Nobre tutora presencial, e Letícia Teixeira, tutora á distância.
TARAUACÁ-ACRE
MAIO DE 2012
1. Introdução:
Este Trabalho tem por finalidade, fazer a integração das disciplinas de arte e matemática, na disciplina de projeto interdisciplinar de ensino e aprendizagem 2 do curso de Artes Visuais em Tarauacá, proporcionado a interdisciplinaridade da arte com a matemática, de forma envolvente, com as obras de Tarsila e com utensílios indígenas. Obras essas que realiza traços geométricos em seus trabalhos artístico e cultural envolvendo a sociedade a desvendar a arte de forma oriunda em seu cotidiano através das disciplinas trabalhadas, de forma coletiva e concreta dos assuntos abordados.
2. Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo;
O tema real do projeto “Aprendendo Geometria na Arte”, é um tema proporcional ao que quero retribuir ao conteúdo interdisciplinar entre a arte e a matemática, já que será feito uma miscigenação dos conteúdos entre as duas disciplinas, trabalhando as formas geométricas dentro da arte através de obras de artistas como Tarsila do Amaral e de obras indígenas, que retrate pontos geométricos em seus trabalhos. Junto a um professor de matemática da instituição, que eu irei apresentar minhas teorias e práticas sobre o assunto retratado no projeto, sobre a arte e seus traços geométricos existentes.
3. Motivação:
Entretanto, a realidade é que em uma disciplina de ciências exata como a matemática, possa proporcionar em suas aulas uma interdisciplinaridade com a arte, no nosso cotidiano, onde muitos pensam que arte é uma disciplina megera só de pintura, esculturas, e matemática e só números, sem perceber em nosso caminho que por incrível que pareça, as mesmas fazem parte de todo nosso cotidiano, onde pra mim a arte só acaba se acabar o homem, e assim penso o mesmo na disciplina de matemática. Desta forma, me motivei em fazer uma interdisciplinaridade entre estas áreas de estudos, mostrando, a realidade das mesmas, seja na arte com as pinturas, esculturas de grandes artistas ou até mesmo em um artesanato indígena, podemos encontrar traços geométricos em diferentes obras. Todavia, o que vem acontecendo, ao longo de muitos anos, é uma eliminação da historicidade dos povos conquistados, de suas raízes e, em particular, de suas maneiras de fazer matemática, em resumo pra mim é um projeto de resgate e valorização da produção interdisciplinar artística, pretendo com isso, agregar a esses conhecimentos, valores da humanidade, de modo que as diferentes formas de se fazer interdisciplinaridade entre a arte e a matemática, podendo ser caminhos intensivos para o ensino aprendizagem da nossa sociedade.
4. Objetivo:
O que é essencialmente o seu projeto, a que ele vem o que você pretende com ele; Portanto, dentro desta perspectiva inovadora de ensino, tenho como principal fundamento explanar sobre o projeto Aprendendo Geometria na Arte, unir a arte com a matemática, abordando conceitos de geometria plana utilizando obras de artistas em uma análise real, podendo visualizar geometrias e propriedades geométricas em suas artes. Porém, neste projeto, a matemática tem o objetivo de: Identificar e nomear polígonos e seus elementos; Classificar e nomear triângulos quanto aos lados e ângulos; Identificar e nomear quadriláteros de acordo com as características que possuem; Reconhecer e caracterizar polígonos regulares, talvez seja um método que eu possa inserir a ajuda de um professor de matemática no dia das instalações das aulas. No entanto, em relação à arte destaco alguns pontos essenciais que desejo neste projeto em relação à disciplina de Artes: Estimular a criatividade e autonomia dos alunos para com a arte; Compreender as pinturas em relação à realidade da época; O porquê de seus traços etc.
5. Público alvo:
O público a quem esse projeto se destina, e a alunos do 6º ano do ensino fundamental, onde ainda estão se aperfeiçoando as formas geométricas na área da matemática, fazendo assim a aproximação de conteúdos interdisciplinar no ensino da arte e matemática, através da geometria e de obras de artistas como Tarsila do Amaral.
6. Metodologia:
Neste projeto, pretendo Trabalhar esse tema Aprendendo Geometria na Arte de forma sucinta, sempre de acordo com a disciplina escolhida que é o caso da Matemática de forma compartilhada, em equipe, desde os planejamentos das aulas a aplicação dos conteúdos interdisciplinares em sala de aula, para que assim eu possa desenvolver um bom trabalho no ato de ensinar e aprender junto aos meus alunos e o colega professor da disciplina escolhida. Havendo assim uma integração dos conteúdos entre o ensino da arte e o ensino da matemática, em harmonia com o ensinamento dos métodos interdisciplinar. Em relação às atividades, farei uma avaliação após a contemplação dos conteúdos explicativos, tanto por mim quanto pelo professor de matemática, em rever os pontos geométricos existentes em cada obra, destacando-os e nomeando-as, fazendo ainda uma releitura das obras analisadas para fazer amostragem no mural da escola. Será proporcionado aos alunos a fazerem essas releituras de obras com traços geométricos em uma cartolina cortada ao meio, para que possa ser mais bem vista pelos espectadores, sua obra interdisciplinar, concretizando uma bela produção de aprendizagem sobre o tema abordado, tornando assim o meu processo criativo com autovalor cultural neste trabalho interdisciplinar em equipe.
7. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados; Dentre, os materiais, fazer um breve embasamento, como instrumentos; o retroprojetor, como materiais cartolinas para a obra dos alunos e atividades sobre as formas geométricas e a técnica que os mesmos podem utilizar para a reprodução de suas obras, o lápis, régua, e lápis de cor para fazerem as pinturas destacando as figuras geométricas. 8. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo. Entretanto, em relação ao meu projeto, me conceituo nas obras de uma maravilhosa artista brasileira Tarsila do Amaral que tem obras impressionistas com traços bem proveitosos para esse tema, e também nos utensílios indígenas que trabalham bastante em suas obras várias formas geométricas, onde posso indagar bastante esse tema em minhas aulas interdisciplinar, trazendo a arte e a matemática para o cotidiano dos nossos estudantes, reconhecendo a arte de forma simples e proveitosa na sociedade, mostrando onde a arte pode chegar ou já estar faltando apenas um toque sutil em sua manifestação artística e cultural.
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