domingo, 17 de junho de 2012


Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Professora Autora: Ana Beatriz Barroso
Supervisão: Thérèse Hofmann Gatt
Tutora Presencial: Maria Eliana Nobre da Costa
Acadêmico: Elessandro da Costa Mendonça                      
Turma: ArV 2_4
Tarefa: Relatório da Execução do Projeto: Aprendendo Geometria na Arte



PROJETO APRENDENDO GEOMETRIA NA ARTE



                                                                                                                                
ELESSANDRO DA COSTA MENDONÇA
MATRÍCULA: 09/0052650 TURNO: DIURNO


APRENDENDO GEOMETRIA NA ARTE COM TARSILA DO AMARAL






ELESSANDRO DA COSTA MENDONÇA





Projeto apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais, como requisito final da disciplina de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, da UAB/UNB - Universidade de Brasília. Envolvendo a interdisciplinaridade entre a arte e matemática.


Este Trabalho tem por finalidade, falar sobre a execução do projeto interdisciplinar aplicado em sala de aula para a turma do 7º ano “C”, com a faixa etária entre 12 a 13 anos na escola de Ens. Fundamental José Augusto de Araújo, onde cujo objeto de estudo foi à compreensão das relações entre dois campos de conhecimentos, evidenciando o ponto de vista epistemológico, entre Arte e Matemática. Caracterizando as obras de Tarsila do Amaral e as figuras geométricas.
Entretanto, os processos criativos desenvolvidos neste projeto foi uma explanação sobre as obras dessa ilustre artista, e um pouco de sua biografia fazendo com os alunos uma aula oral, explicando de como essas duas áreas de conhecimento podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar, em sala de aula sem preconceito.
No entanto, após algumas idas e voltas sobre o que ia acontecer na aula, pude falar sobre a tão esperada interdisciplinaridade, que os mesmo queriam saber, até então, resumi um pouco, dizendo aos alunos que seria uma relação de dupla via, onde iríamos procurar o que de arte existe em matemática e o que de matemática existe em arte, só assim poderíamos notar a interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas, e que no momento a nossa pretensão talvez fosse de definir a interdisciplinaridade, entendendo-a não tanto como um conceito e sim como uma atitude.
Entretanto, as aulas, aconteceram de forma teórica e pratica, envolvendo as obras de Tarsila e seus traços geométricos existentes, deixando os alunos focados à apreciação das belas obras, para que assim pudessem destacar dentro de cada arte uma figura representativa a tão ciência exata e rigorosa como é conhecida a matemática. Após essa atividade que os mesmos fizeram, destacando alguns sólidos e figuras, os alunos fizeram as suas próprias obras usando as figuras geométricas destacadas no decorrer da atividade, e alguns fizeram a releitura das obras.
Onde na qual foram todas exibidas em sala de aula para os colegas, sendo que cada autor de sua obra falou sobre seu trabalho, gerando assim um debate entre os mesmos, dando suas opiniões a respeito do projeto e suas obras de artes produzida com a técnica do “grafite” e lápis de cor, dando tons coloridos as suas obras de arte.
Deste modo, este projeto foi de grande importância, para todos onde os alunos puderam usufruir das maravilhosas obras de Tarsila, e assim adquirir mais conhecimentos em relação às figuras geométricas, interagindo a interdisciplinaridade entre arte e matemática, mostrando as importâncias dentro do contexto abordado, através de sua criatividade e atitude interdisciplinar, acredito que é uma ação que vai atrair dos alunos um olhar diferenciado sobre a disciplina de artes.
Sendo que, o objetivo geral deste projeto foi de aproximar o aluno da arte interdisciplinar, chegando a conhecer a biografia de Tarsila do Amaral; Identificar, e diferenciar figuras geométricas; Apreciar obras de artes fazendo releitura. Enfim a aula é muito criativa, nos faz apreciar a artista e utilizar a interdisciplinaridade no ponto de vista matemático. Visando o aprofundamento teórico de seus pontos existentes a estes conceitos.
Assim podemos construir conhecimentos a respeito do tema abordado, através de análise, interpretação e da crítica, como ajuste do ponto de vista de cada um, havendo assim uma atitude de cooperação onde o professor seja um aprendiz e não um especialista.
De uma maneira geral, posso considerar que as atividades desenvolvidas neste projeto foram ótimas, focadas ao aprendizado interdisciplinar, sendo que, em relação ao projeto tivemos algumas fases de aperfeiçoamento como: A escolha da disciplina a ser trabalhada, a criação do blogger, tarefas sobre a realização do projeto, enfim tivemos uma grande variedade de conteúdo maravilhoso nesta disciplina de Projeto Interdisciplinar de Ens. e Aprendizagem 2, para assim termos ao final desta disciplina um trabalho grandioso em relação a interdisciplinaridade entre algumas disciplinas.
O presente trabalho teve como objetivo mostrar, preservar, cultivar e avaliar as obras de Tarsila do Amaral utilizando meios clarificados, para que assim os alunos pudessem fazer suas atividades relacionando-a de forma interdisciplinar com a matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário